UOL Últimas Notícias - Esporte - Futebol - Corinthians

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

História do Paulistão

Amanhã a bola irá rolar no Campeonato Paulista. Essa é a 107a edição da Competição. O Campeonato estadual mais importante e emocionante do país terá algumas curiosidades.

Mas primeiro, um pouco de história. O Sport Club Corinthians Paulista entra na disputa pelo 26o título e a manutenção da hegemonia do futebol paulista. A vitória esse ano, garante a hegemonia por pelo menos mais 5 anos, ou seja 2013. O Corinthians busca o terceiro título nesse milênio e também a liderança momentânea, já que São Paulo e Santos tem 2 títulos cada também. Há também um tabu a ser quebrado, 4 anos sem título paulista.

O Santos tentar repetir o feito de 1967, 1968, 1969 quando foi tricampeão paulista. Por sinal o último. Desde lá tivemos vários bicampeoes, mas nenhum tri. Uma curiosidade, apenas Corinthians, Santos e Palmeiras conseguiram o tricampeonato e apenas, o não mais atuante, CA Paulistano foi tetra-paulista.

O Palmeiras tenta quebrar um jejum de 11 anos sem o título paulista (o último foi em 1996). Por falar em jejum, o maior é do Corinthians 22 anos. Palmeiras ficou 16 anos na fila, Santos 21 anos e Sao Paulo 13 anos e a Portuguesa 34 anos.

Outra curiosidade são os times do interior: apenas 3 times do interior ganharam o título (AA Internacional de Limeira, CA Bragantino e Ituano FC). AA Ponte Preta e Guarani FC nunca conseguiram um título apesar de terem ido a decisoes. A Ponte por sinal amarga 4 vices e o Guarani apenas 1.

Nos anos terminados em 8, foram 10 campeonatos, os seguinte times foram campeoes: CA Paulistano (2 vezes), Corinthians (3 vezes), São Paulo (2 vezes) e Santos (3 vezes).

Para mais informacoes sobre todos os campeoes paulistas, acesse ao site e faca download do arquivo em pdf.

http://www.esnips.com/doc/081fec04-31a7-4d05-b71e-3a97a1e435a2/Paulistao

Quem será o campeão de 2008??? Eu aposto no Corinthians de Mano Menezes para surpresa de todos.

Nenhum comentário: